Sete Passos para o Plantio de Igrejas – Passo 7

A Inauguração da Nova Igreja
A inauguração pública da congregação em Filipos é indubitável. Isso fica claro nas Escrituras de duas maneiras. Primeiro e mais importante é a existência da igreja em Filipos para a qual Paulo escreveu a Epístola aos Filipenses. Em segundo lugar, a equipe
apostólica de plantação de igrejas faz referência às reuniões de oração contínuas: “Ora, aconteceu que quando íamos ao lugar de oração…” (Atos 16:16).
A inauguração é a data quando a nova congregação convida a comunidade a participar dos cultos semanais regulares. A equipe de plantio de igrejas e o grupo de base passarão de três meses a um ano em preparo para a inauguração pública. Muitos grupos
de base optaram por realizar cultos de pré-lançamento com base semanal, mensal e/ou quadrimestral para sentir o interesse da comunidade de seis a nove meses antes da inauguração pública.
Os cultos de pré-inauguração são oportunidades para o grupo de base mostrar à comunidade o estilo de louvor, a comunhão dos cristãos e a direção geral de liderança para a equipe de plantio de igrejas. Os cultos de pré-inauguração são importantes. O
clima de expectativa gerado durante a fase de pré-inauguração poderá tanto aumentar o entusiasmo para a inauguração quanto criar uma atitude negativa com relação à nova congregação.
Os tópicos de ação a seguir ajudarão a equipe de missões da igreja a entender e apoiar a equipe de plantio de igrejas nas atividades de pré-inauguração. Os tópicos de ação também servirão para guiar a equipe de plantação de igrejas na preparação das atividades
de pré-inauguração e no dia da inauguração pública.
Tópicos de Ação:
7.1. Implementar um plano de relações públicas e comunicação (criar logotipo, encomendar papel e cartões timbrados, produzir material para divulgação, determinar frequência de publicação de informativos, criar um folheto de evangelismo para a igreja nova, enviar primeira mala-direta, começar a espalhar anúncios do SÁBADO DE INAUGURAÇÃO na mídia, etc.)
7.2. Esclarecer assuntos financeiros e administrativos (abrir conta bancária), estabelecer procedimentos financeiros, confirmar procedimentos de recebimento, tratar das questões de legalização e de seguros, conseguir boas taxas de serviço postal, etc.)
7.3. Planejar a primeira série de sermões e cultos do primeiro semestre.
7.4. Criar uma lista de checagem do SÁBADO DE INAGURAÇÃO e começar a delegar funções para os membros do grupo de base. (Preste atenção redobrada no quesito de pessoas para cuidar do berçário e das crianças).
7.5. Providencie equipamento necessário para o local e consiga gente para operá-lo.
7.6. Finalize todo o material necessário para os cultos do primeiro semestre (para que haja tempo para visitação antes e depois da inauguração).
7.7. Faça uma revisão do programa de culto do SÁBADO DE INAUGURAÇÃO para cuidar de detalhes que estejam faltando.
7.8. Implemente a estratégia para os primeiros 100 dias (e fale dos pontos principais no SÁBADO DE INAUGURAÇÃO).
RELACIONAMENTOS COOPERATIVOS:

1. A associação local
2. O departamental responsável pelo plantio de igrejas da região
3. A União
4. Outras igrejas parceiras
5. O Núcleo de Missões e Crescimento de Igreja, setor Plantio de Igrejas do Seminário
6. Escola Adventista de Plantadores de Igreja (veja www.numci.org)

RECURSOS:

O site www.missaourbana.net ou clique AQUI
O site de plantio de igrejas: www.namb.net
Treinamento de Evangelismo Contínuo

Folhetos de Evangelismo
Materiais para Eventos Evangelísticos Especiais (veja com a sua associação).

Bibliografia sobre Fase de Inauguração:
Christine, Stuart, e Martin Robinson. Planting Tomorrow’s Churches Today: A Comprehensive Handbook (Como Plantar Hoje as Igrejas de Amanhã: Um Estudo Compreensivo). Tunbridge Wells, Great Britain: Monarch Publications, 1992.
Wagner, C. Peter. Church Planting for a Greater Harvest (Plantar Igrejas para uma Colheita Maior). Ventura: Regal Books, 1990.

Sobre Dr. Berndt Wolter

Diretor e Coordenador do Núcleo de Missões & Crescimento de Igreja.
Esta entrada foi publicada em Plantio. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Sete Passos para o Plantio de Igrejas – Passo 7

  1. Paulo César Carneiro disse:

    Graça e paz, irmaos, tenho acompanhado esta pagina e gostei muito dos passos para plantar a igreja. escrevo este para solicitar os irmaos os 7 passos, quero dizer passo a passo, pois nao tive oportunidade de acompanhar todos eles. que o Sr. abençoe e que vcs sejam muitissimo felizes nesta impreitada como discipulos que sao, do Sr. Jesus Cristo.
    no cordeiro,
    Pr. Paulo Cesar Carneiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>